top of page

Capitulo I - Regulamentação Geral deste Torneio

 

O torneio é amador e decorre em Arruda dos Pisões, no campo desportivo;

 

As inscrições são limitadas a 16 participantes.

 

As inscrições só podem ser feitas online, até ao dia 02 de Julho de 2014 até as 20 horas.

 

Para cabeças-de-série deste torneio, serão consideradas as primeiras 8 inscrições.

 

O torneio é feito por eliminatória direta. O participante que vence dois set´s  à melhor de 3 set´s passa à fase seguinte, o participante que perde termina o torneio;

 

Um set é jogado até aos 4 jogos neste torneio com "tie-break" até aos 7 (p.ex 3-3 segue para "tie-break") . Em caso de se jogar um terceiro set, este é jogado com ponto de ouro, ou seja, não há vantagens (quando o resultado estiver 40-40 jogam um ponto de ouro; Neste caso o lado do serviço é decidido por quem responde). Exeptua-se a última regra acima transcrita (ponto de ouro) nas meias-finais.

 

Na FINAL o set será jogado até 6 jogos com "tie-break" até aos 7. Um jogo é composto por pontos (15-30-40-jogo).

 

Para fazer ponto é necessário que a bola toque no solo do adversário em qualquer ponto dentro do limite das  linhas marcadas, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que seja devolvida fora dos limites das linhas marcadas.

 

O jogo é iniciado com um Serviço que consiste em a bola tocar no campo do adversário no retângulo oposto ao do qual é lançada a bola. Caso a bola toque fora do retângulo ou toque na rede, existe uma falta para o participante que lança a bola, a segunda falta conta um ponto para o participante que iria receber a bola.

No caso de empate nos 40 pontos, procedesse ao jogo por vantagem que consiste em fazer dois pontos seguidos para vencer o  jogo.

 

O torneio terá início no dia 04 de Julho de 2014 às 19:00 horas prolongando-se até​ ao dia 06 de Julho pelo final da tarde.

 

A entrega dos prémios será realizada no campo onde decorrerá o Torneio no fim de ser jogada a Final.

Haverá prémios monetários para o 1º e 2º Lugar bem e lembranças para todos os participantes.

 

Horário dos treinos de 30 de Junho  a 3 de Julho é das 17:30h às 20:30h. Deverão informar  um dos organizadores para poderem usufruir da rede para poder treinar.

O sorteio realizar-se-á no dia 3 pelas 19:45h.

 

 

Capítulo II - Regulamentação Geral do Ténis

 

PONTUAÇÃO NUM ENCONTRO

Um encontro é jogado à melhor de 3 “sets” (o jogador necessita ganhar 2 “sets” para ganhar o encontro) .

 

SERVIDOR E RECEBEDOR

Os jogadores devem colocar‐se em lados opostos da rede. O servidor é aquele jogador que põe a bola em jogo para o primeiro ponto. O recebedor é o jogador que está pronto para devolver a bola servida pelo servidor.

Caso 1: Pode o recebedor posicionar‐se fora das linhas que limitam o campo? Decisão: Sim. O recebedor pode colocar‐se em qualquer posição dentro ou fora das linhas desde que se encontro no lado da rede destinada ao recebedor.

 

ESCOLHA DO LADO E DO SERVIÇO

A escolha do lado e a escolha para servir ou receber no primeiro jogo será decidida por sorteio antes do aquecimento começar. O jogador/equipa que ganhar o sorteio poderá escolher: a. Ser servidor ou recebedor no primeiro jogo do encontro, em cujo caso o outro jogador/equipa escolherá o lado do campo para o primeiro jogo do encontro; ou b. O lado do campo no primeiro jogo do encontro, em cujo caso o outro jogador/adversário escolherá ser servidor ou recebedor no primeiro jogo do encontro; ou c. Decidir que será o adversário a escolher uma das opções anteriores. Caso 1: Terão ambos os jogadores/equipas o direito a novas escolhas caso o aquecimento seja interrompido e os jogadores abandonem o campo? Decisão: Sim. O resultado inicial do sorteio mantém‐se, mas novas escolhas poderão ser feitas por ambos os jogadores/equipas.

 

MUDANÇA DE LADO

Os jogadores devem mudar de lado no final do primeiro, terceiro e todos os subsequentes jogos ímpares de cada “set”. Os jogadores igualmente mudarão de lado no final de cada “set” excepto se o número total de jogos desse “set” for par, situação em que os jogadores mudarão de lado no final do primeiro jogo do “set” seguinte. Durante a realização de um “tie‐break”, os jogadores mudarão de lado após cada 6 pontos.

 

BOLA TOCANDO A LINHA

Se uma bola tocar uma linha, será considerada como tendo tocado o campo limitado por essa linha.

 

BOLA TOCANDO UM OBJECTO PERMANENTE

 Se uma bola em jogo tocar um objecto permanente depois de ter batido no lado correcto do campo, o jogador que bateu a bola ganha o ponto. Se a bola em jogo toca num objecto permanente antes de bater no solo, o jogador que bateu a bola perde o ponto.

 

ORDEM DE SERVIÇO

No final de cada jogo, o recebedor passa a servidor e o servidor será o recebedor do ponto seguinte.

 

O SERVIÇO

Imediatamente antes de começar o movimento do serviço, o servidor deve colocar‐se com os ambos os pés fixos atrás da linha de fundo e dentro dos prolongamentos imaginários da marca central de serviço e a linha lateral. O servidor lançará então, com a mão a bola ao ar em qualquer direcção e golpeará a bola com a raqueta antes que esta toque no chão. O movimento do serviço considera‐se concluído no momento em que a raqueta do jogador bate ou falha a bola. Um jogador que apenas possa usar um braço, pode utilizar a raqueta para lançar a bola ao ar.

 

EXECUÇÃO DO SERVIÇO

Ao servir num jogo normal, o servidor deverá colocar‐se alternadamente atrás da metade direita e esquerda do campo, começando em cada jogo pela metade direita. Num jogo de tie‐break, o serviço será feito alternadamente atrás da metade direita e esquerda do campo, sendo o primeiro serviço efectuado na metade direita do campo. O serviço terá que passar por cima da rede e cair no quadrado de serviço diagonalmente oposto, antes de ser devolvida pelo recebedor.

 

FALTA DE PÉ

Durante o movimento do serviço, o servidor não poderá: a. Mudar a sua posição andando ou correndo, ainda que pequenos movimentos do pé sejam permitidos; ou b. Tocar com os pés a linha de fundo ou o campo; ou c. Tocar com os pés a área fora da extensão imaginária da linha lateral; ou d. Tocar com os pés a extensão imaginária da marca central. Se o servidor infringir esta regra será uma “Falta de Pé” Caso 1: Num jogo de singulares, pode o servidor servir atrás da linha de fundo na área compreendida entre as linhas laterais de singulares e pares? Decisão: Não Caso 2: Pode o servidor ter um ou ambos os pés no ar? Decisão: Sim

 

FALTA NO SERVIÇO

O serviço será falta se: a. O servidor infringir as regras anteriores. O servidor falhar a bola ao tentar fazê‐lo; ou c. A bola servida tocar num objecto permanente, “sticks” de singulares ou poste da rede antes de bater no chão; ou d. A bola tocar no servidor ou no seu parceiro, ou em algo que qualquer um deles use ou transporte. Caso 1: Depois de lançar a bola ao ar para executar o serviço, o servidor decide não batê‐la e em vez disso apanha‐a. É isto uma falta? Decisão: Não. A um jogador, que lance a bola ao ar e depois decida não a bater, é permitido apanhá‐la com a mão ou com a raqueta, ou deixá‐la cair no chão. Caso 2: Durante um jogo de singulares jogado num campo com postes de rede e “sticks” de singulares, o serviço toca no “stick” de singulares e entra no correcto quadrado de serviço. É isto uma falta? Decisão: Sim.

 

SEGUNDO SERVIÇO

Se o primeiro serviço for em falta, o servidor deverá sem demoras servir de novo atrás da mesma metade do campo de onde executou a falta, excepto se o serviço for efectuado na metade errada.

 

QUANDO SERVIR E RECEBER

O servidor não pode servir sem que o recebedor esteja pronto. Contudo, o recebedor deverá respeitar o ritmo do servidor e deverá estar pronto para receber quando o servidor estiver pronto para servir. Um recebedor que tente devolver o serviço será considerado como estando pronto. Se for provado que o recebedor não estava pronto, então o serviço não pode ser considerado como uma falta. 

 

O “LET” DURANTE UM SERVIÇO

O serviço é “let” se: a. A bola tocar na rede, cinta ou tela, e entrar no quadrado respectivo; ou, depois de tocar a rede, cinta ou tela, toca no recebedor ou no seu parceiro ou em algo que eles usem ou transportem antes de tocar no solo; ou b. A bola é servida quando o recebedor não está pronto. No caso de um serviço “let”, esse serviço não será considerado, e o servidor deverá servir de novo, mas um serviço em “let” não anula uma falta prévia.

 

O “LET”

Em todas as situações em que um “let” é considerado, excepto quando se trata de um “let” no segundo serviço, todo o ponto será repetido. Caso 1: Uma bola está em jogo quando outra entra no campo. É considerado um “let”. O serviço anterior tinha sido em falta. Tem o servidor direito a um primeiro ou segundo serviço? Decisão: Primeiro serviço. Todo o ponto tem que ser repetido.

 

 

JOGADOR PERDE O PONTO

O ponto é perdido se:

a. O jogador cometer ao servir duas faltas consecutivas; ou

b. O jogador não devolver a bola em jogo antes de esta bater duas vezes consecutiva no chão; ou

c. O jogador devolver a bola em jogo de tal forma que esta toque o solo, ou um objecto, fora do campo correcto; ou

d. O jogador devolver a bola em jogo de forma, que antes do ressalto, ela bate num objecto permanente; ou

e. O recebedor devolve o serviço antes de este tocar o chão;

f. O jogador deliberadamente transporte ou apanhe a bola em jogo com a raqueta ou deliberadamente a toque com a raqueta mais de uma vez; ou

g. Em qualquer altura em que a bola esteja em jogo, o jogador ou a raqueta, na sua mão ou não, ou qualquer coisa que ele use ou transporte, toque na rede, postes, “sticks” singulares, corda ou cabo metálico, cinta ou tela, ou no campo adversário; ou

h. O jogador bate na bola antes de ela ter passado a rede; ou

i. A bola em jogo tocar o jogador ou em qualquer coisa que ele use ou transporte, exceptuando a raqueta; ou

j. A bola em joga toca na raqueta quando o jogador não a tem segura; ou

k. Quando a bola estiver em jogo o jogador deliberadamente e materialmente mudar a forma da raqueta; ou

Caso 1: Depois de efectuar um primeiro serviço, a raqueta salta da mão do servidor e toca na rede antes de a bola ressaltar. É isto um serviço em falta, ou o servidor perde o ponto? Decisão: O servidor perde o ponto porque a raqueta toca na rede enquanto a bola está em jogo.

Caso 2: Depois de efectuar um primeiro serviço, a raqueta salta da mão do servidor e toca a rede depois da bola ter ressaltado fora do correcto quadrado de serviço. É isto um serviço em falta, ou o servidor perde o ponto? Decisão: Este é um serviço em falta porque quando a raqueta tocou na rede a bola já não estava em jogo.

Caso 3: Num jogo de pares, o parceiro do recebedor toca na rede antes de a bola servida cair fora do correcto quadrado de serviço. Qual é a decisão correcta? Decisão: A equipa recebedora perde o ponto porque o parceiro do recebedor tocou na rede enquanto a bola estava em jogo.

Caso 4: Perde o jogador o ponto se antes ou depois de bater na bola atravessar uma linha imaginária na extensão da rede? Decisão: Em nenhum dos casos o jogador perde o ponto desde que não invada o campo do adversário.

Caso 5: É permitido a um jogador saltar por cima da rede para o campo adversário enquanto a bola está em jogo? Decisão: Não. O jogador perde o ponto.

Caso 6: Um jogador atira a raqueta à bola em jogo. A raqueta e a bola caem no campo do adversário não sendo o adversário capaz de devolver a bola. Que jogador ganha o ponto? Decisão: O jogador que atirou a raqueta à bola em jogo perde o ponto.

Caso 7: Uma bola servida toca no recebedor ou em pares no parceiro do recebedor antes de tocar no solo. Que jogador ganha o ponto? Decisão: O servidor ganha o ponto, excepto se o serviço for “let”.

Caso 8: Um jogador colocado fora do campo bate na bola ou apanha‐a antes que esta ressalte e reclama o ponto porque a bola iria certamente para fora do campo correcto. Decisão: O jogador perde o ponto, excepto se for uma boa devolução, em cujo caso a jogada continua.

 

UMA BOA DEVOLUÇÃO

Uma devolução é boa se:

a. A bola tocar a rede, postes/”sticks” singulares, corda ou cabo metálico, cinta ou tela, desde que passe sobre qualquer uma delas e bater no solo dentro do campo respectivo; ou

b. Depois de a bola em jogo ter tocado dentro do campo correcto e se um efeito ou o vento a fizer retroceder por cima da rede para o campo contrário, o jogador a alcança acima da rede e joga a bola para o campo correcto, desde que ele não viole a Regra 24; ou

c. A bola é devolvida por fora dos postes, quer acima ou abaixo do topo da rede, mesmo tocando nos postes da rede, desde que toque no solo dentro do campo correcto; excepto como previsto nas Regras 2 e 24 (d); ou

d. A bola passar abaixo do cabo da rede entre o “stick” de singulares e o poste da rede adjacente sem tocar nem na rede, cabo da rede ou poste da rede e bater no campo correcto, ou

e. A raqueta do jogador passar por cima da rede depois de ele ter batido na bola no seu lado e a bola bater no campo correcto; ou

f. O jogador bater na bola em jogo, que bateu noutra bola deixada dentro no campo.

 

Caso 1: Um jogador devolve uma bola que depois de bater num “stick” de singulares cai no campo respectivo. É esta uma boa devolução? Decisão: Sim. Contudo, se for um serviço a bater no “stick” de singulares será uma falta no serviço.

Caso 2: Uma bola em jogo bate noutra deixada dentro do campo correcto. Qual é a decisão correcta? Decisão: O jogo continua. Contudo, se não for claro que a bola em jogo foi devolvida, um “let” deverá ser decidido.

 

ESTORVO

Se um jogador ao jogar um ponto for estorvado por um acto deliberado do adversário (s), ele ganhará esse ponto. Contudo, o ponto deverá ser repetido se o jogador for estorvado de jogar o ponto por um acto não intencional do adversário (s), ou algo fora do controle do próprio jogador (excluem‐se os objectos permanentes).

Caso 1: É um golpe duplo involuntário considerado um estorvo? Decisão: Não. Ver também a Regra 24 (f)

Caso 2: Um jogador reclama ter parado de jogar porque pensou que o seu adversário (s) tinha sido estorvado. É isto um estorvo? Decisão: Não, o jogador perde o ponto.

Caso 3: Uma bola em jogo bate num pássaro voando sobre o campo. É isto um estorvo? Decisão: Sim, o ponto tem que ser repetido.

Caso 4: Durante um ponto, uma bola ou outro objecto que se encontrava no chão no lado do jogador, desde o início do ponto, estorva esse jogador. É isto um estorvo? Decisão: Não.

 

Regulamento

A organização não se responsabiliza por qualquer incidente ocorrido durante o evento

bottom of page